ÁREAS DE ATUAÇÃO
Conte com a experiência do perito para escolher a área que mais te atende no momento
PERÍCIA GRAFOTÉCNICA
A perícia grafotécnica não se trata de mágica ou jogo de comparações, pois possui regras e requisitos científicos. Por se tratar de ciência, a literatura especializada prevê métodos de trabalho e condições mínimas a ser observadas em relação aos documentos de confronto.
Quando o exame é realizado na esfera judicial, a lei também prevê quais requisitos o laudo pericial deve conter.
Quais documentos podem ser objeto de uma perícia grafotécnica?
• Contratos;
• Cheques;
• Notas promissórias;
• Recibos;
• Notas fiscais;
• Testamentos;
• Declarações;
• Procurações;
• Escrituras;
• Contracheques;
• Cartões de ponto;
• E outros documentos (qualquer material que contenha uma mensagem ou informações).



PERÍCIA DOCUMENTOSCÓPICA
A documentoscopia é a ciência que investiga, interpreta e analisa documentos. O escopo de um exame documentoscópico é a investigação de autenticidade ou autoria de um documento, para assim determinar se este foi produzido por quem de fato, detinha o direito ou legitimidade para emiti-lo.
A documentoscopia pode ser dividida em várias espécies, dentre as quais se destaca:
1. Estudo das alterações documentais (análise da existência de alterações físicas em documentos como montagens, rasuras, lavagens etc.)
2. Mecanografia (estuda os processos de impressão)
3. Documentos de segurança (exames sobre falsificação de documentos que contêm elementos de segurança, como cédulas monetárias e carteiras de identidade, dentre outros)
4. Datação documental (análise de indícios ou provas de alteração cronológica em documentos)
5. Papiloscopia (perícia sobre autenticidade de impressões papilares, como as digitais das mãos e dos dedos)
6. Grafoscopia (investiga autenticidade e autoria de manuscritos)
Em alguns casos é necessária a utilização de instrumentos ópticos e equipamentos forenses, entretanto, é o conhecimento e o olhar acurado do perito que farão a diferença na detecção de eventual falsidade documental.



PERÍCIA DOCUMENTOSCÓPICA DIGITAL
Os documentos nato-digitais são aqueles codificados em dígitos binários e produzidos a partir de softwares computacionais. A perícia documentoscópica visa analisar a integridade de arquivos digitais, seus metadados e biometrias eventualmente acopladas, como uma selfie e coordenadas de geolocalização.
Com os exames digitais, o arquivo questionado é submetido a softwares especializados em análises forenses, com os quais é possível analisar toda a estrutura por trás do documento, o que pode indicar a existência ou inexistência de manipulações, montagens e incrementações digitais.
O perito possui especializações e aptidão para examinar documentos físicos, nato-digitais e digitalizados (documentos físicos convertidos em digitais)




PERÍCIA PAPILOSCÓPICA
Nas situações em que houver dúvida quanto à identificação de pessoas poderão ser analisadas suas impressões papilares, inclusive, a autenticidade de documentos pode ser verificada se estiverem presentes impressões digitais, o que geralmente ocorre em negócios jurídicos firmados por pessoas analfabetas ou semianalfabetas.
As regras e técnicas aplicáveis nestes exames são distintas de uma perícia grafotécnica, sendo, contudo, bastante precisas para determinar a existência ou não de fraude.

